O Primeiro Post

9/13/2015 0 Comments A+ a-

Garotas japonesas que fotografei no cruzamento da Estação de Shibuya, em 2013


Olá, pessoal! Esse é meio primeiro post no Evil Cupcakes Kingdom como colaboradora. Eu tinha pensado em várias coisas sobre as quais eu poderia escrever e até cheguei a preparar um outro texto inaugural, mas aí achei que na primeira postagem seria mais interessante falar um pouco sobre mim,  minha vida e de como e porquê eu comecei a escrever aqui.

Pois bem. Acho que uma das primeiras coisas que eu gostaria de esclarecer é que não sou lolita. Então talvez você se pergunte o quê estou fazendo num blog lolita, né? ;)

Nasci e cresci em Brasília. Sempre gostei de decoração, manualidades, coisas bonitas e delicadas. Estudei desenho e pintura boa parte da minha infância e adolescência. Comecei a trabalhar comercialmente com artesanato aos 15 anos. Primeiro comecei a fazer velas e bijuterias, depois comecei miniaturas, que se tornaram a minha paixão. Isso foi na época em que os chats no mIRC e ICQ eram populares no Brasil.

Eu não cresci conhecendo muito sobre cultura japonesa. Japão me parecia apenas o país distante das casas com tatame, das gueixas, dos samurais, do Jaspion e de grandes artistas miniaturistas.

Então, mais ou menos em 2005, comecei a ouvir falar sobre a revista Gothic & Lolita Bible, Malice Mizer, e etc. Haviam algumas comunidades sobre moda lolita no Orkut e eu adorava ver as fotos de outfits de uma lolita linda, que é a Carol (wildjackalopes.blogspot.com). Eu já gostava bastante da estética punk e gótica, e elementos mais românticos e de ar antigo, como pérolas, rendas e espartilhos. Fiquei fascinada ao ver as possibilidades de mesclar esses elementos num mesmo visual, de maneira delicada, e muitas vezes de forma infantil, divertida, elegante e até sensual.

Em 2009 juntei os trabalhos de miniaturas às bijuterias e comecei a fazer acessórios mais kawaii, com docinhos e comidinhas, que viraram tendência no mundo da moda. Montei uma loja com meu nome, a Sarah Wero, com foco em miniaturas e acessórios fofos.

Há dois anos fiz uma pausa nas vendas de artesanato para me mudar. Meu marido já tinha planos de trabalhar em Tokyo quando nos casamos, e acabei vindo com ele pra cá. Foi um momento de muita novidade para nós. Eu realmente não sabia muita coisa sobre o Japão e tive um bocado de dificuldades para me adaptar. Naturalmente veio a curiosidade em conhecer um pouco sobre a cultura local. E cresceu também o interesse em lolita, ainda mais conhecendo ao vivo os bairros e algumas lojas populares.

Minha rotina aqui é basicamente a de uma dona de casa comum. Às vezes saio para turistar pela cidade, às vezes faço alguns artesanatos em casa. Este ano comecei a ter aulas de miniaturas com um Sensei japonês que eu admiro bastante! Às vezes saio para andar em Harajuku, que é bem pertinho de onde moro. Mas apesar de flertar com lolita, ainda nunca me vesti como uma!

No final de julho, li uma postagem da Kell numa comunidade lolita, convidando colaboradoras para iniciar um blog temático, o Evil Cupcakes Kingdom. Me pareceu ser uma excelente chance para começar a compartilhar um pouco sobre minha vivência no Japão, lolita e outras coisas afins. Também me pareceu ser uma excelente chance para interagir e aprender mais sobre lolita.

Minha intenção aqui é postar mais sobre resenhas, artesanato, decoração, culinária, passeios no Japão. Talvez eu não fale tanto ou diretamente sobre lolita, por não conhecer tão bem o assunto. E não acho legal falar sobre o que não sei. Mas se eu eventualmente escrever bobagem, vou gostar da troca de ideias para aprender mais. E se alguém tiver dicas sobre temas de postagens, lugares e coisas sobre as quais queiram ler, vou adorar saber! Ideias são bem vindas e espero que esse blog seja um espaço de interação e divertimento para todos!

Caso queiram conhecer meus trabalhos de miniaturas e bijuterias fofas, é só visitar os links abaixo. Até mais! ;)

https://www.facebook.com/sarahweroshop
https://www.flickr.com/photos/sarahwero
http://sarahwero.blogspot.com